Ibovespa
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou o pregão desta sexta-feira (17) em alta. Enquanto, na Europa, expectativa é de mais estímulos econômicos, no Brasil, os olhos se voltaram para a reforma tributária.
Ao final do sessão, os ganhos foram de 2,32%, aos 102.888 pontos.
O dólar também teve alta, com valorização de 1,023%, a R$ 5,382.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 0,32% ↓
Shangai Composite (Chi): 0,13% ↑
EUROPA (encerrados)
DAX 30 (Ale): 0,35% ↑
FTSE 100 (Ing): 0,63% ↑
CAC 40 (Fra): 0,31% ↓
EUA (encerrados)
Dow Jones: 0,098% ↓
S&P 500: 0,49% ↑
Nasdaq: 0,44% ↑
Na Europa
No cenário internacional, o destaque foi a reunião com líderes da União Europeia, que discutiram novo acordo de ajuda econômica no contexto da pandemia.
Rússia
Ontem, Estados Unidos, Canadá e Reuno Unido acusaram a Rússia de roubar a vacina para o novo coronavírus utilizando ataques hackers. A tensão ainda pode reverberar nos projetos de gasodutos russos, no qual investidores Estados Unidos têm participação, segundo o secretário Mike Pompeo.
Em Brasília
As expectativas no cenário nacional ficaram em torno do andamento da reforma tributária, a ser entregue pelo ministro da economia, Paulo Guedes, para terça-feira que vem, no Senado.
Segundo Guedes, entre os principais pontos da proposta estão a diminuição do imposto de renda para empresas, uma “nova CMPF” e a tributação de dividendos.