Na segunda-feira (5), a Embraer (EMBR3) comunicou que avalia propostas para aeronaves comerciais com propulsão híbrida e elétrica capazes de transportar entre até trinta passageiros. A tecnologia deve ficar pronta a partir de 2030.
Os estudos envolvem uma aeronave com propulsão híbrida-elétrica paralela, que seria capaz de reduzir emissões de gás carbônico em até 90% por meio de combustível sustentável de aviação, conhecido pela siga em inglês SAF e produzido a partir de óleos de origem orgânica ou resíduos agrícolas e florestais.
A aeronave teria motores traseiros.
“Os aviões são pontos de partida mais adequados para estudos focados, uma vez que devem apresentar prontidão técnica e econômica mais cedo”, disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente sênior de engenharia, tecnologia e estratégia da Embraer, em comunicado à imprensa.
Segundo ele, em menos de 25 anos, os aviões comerciais da Embraer “já reduziram o consumo de combustível e as emissões de CO2 em quase 50% com base na relação assento por milha percorrida, e apenas combustíveis convencionais e propulsão”.
Paralelamente, a Eve, controlada pela Embraer, desenvolve aeronaves de transporte urbano que podem pousar e decolar verticalmente e são capazes de transportar 5 pessoas, incluído o piloto, ou seis na versão autônoma.
(Reuters)