embraer eua

Embraer tem forte alta com acordo nos EUA para estender prazo de monitoria

Por Gabriel Codas

Investing.com – Na parte da tarde desta quinta-feira, as ações da Embraer (SA:EMBR3) operam com forte valorização, liderando os ganhos do Ibovespa. Mais cedo, a companhia divulgou fato relevante informando que no âmbito do acordo fechado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) por violação das leis anticorrupção do país, fechou acordo com as autoridades norte-americanas para estender por 90 dias o prazo de monitoria externa e independente. O próprio acordo também será estendido pelo mesmo período.

Desta forma, os ativos tinham valorização de 3,36% a R$ 19,68, por volta das 16h40.

No documento, a fabricante brasileira informa que a prorrogação do prazo permitirá a conclusão dos testes da monitoria para avaliação do cumprimento dos acordos com o DOJ e com a Securities and Exchange Comission (SEC). Assim, este acompanhamento se encerrará em 22 de abril.

Cade

Ontem, o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu confirmar a operação de venda do controle da divisão de aviação comercial da Embraer (SA:EMBR3) para a norte-americana Boeing, que tinha sido aprovada em janeiro sem restrições por decisão do superintendente-geral da autarquia.

A maioria do colegiado acatou o voto do conselheiro-relator, Luiz Hoffmann, que se posicionou contra o recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) na semana passada questionando a operação. Para o colegiado, o MPF não tinha legitimidade para atuar nesse tipo de caso de concentração.

O MPF havia pedido uma nova análise do acordo por ter identificado “algumas omissões” na decisão tomada pela Superintendência-Geral do Cade ao avaliar o mercado que seria afetado com a operação.

Um dos pontos questionados que tinha sido questionado pelo MPF era sobre o impacto do acordo para a aviação regional, isto é, segmento de aeronaves com menos de 100 assentos.