Livros

Empreendedorismo: confira quatro dicas de leitura para melhorar seu negócio

Para aqueles que estão começando a empreender ou que já possuem experiência na área  adquirir conhecimento é fundamental para ter sucesso

Empreendedorismo: confira quatro dicas de leitura para melhorar seu negócio

Conhecimento é um dos principais requisitos para em qualquer setor profissional. A busca pela informação se encontra em diversos lugares e com o meio digital isso ficou mais fácil. Entretanto, os livros ainda são um dos melhores meios para adquirir experiência

Para aqueles que estão começando a empreender – ou que já possuem experiência na área – adquirir conhecimento é fundamental para ter sucesso.

Pensando nisso, Marcell Almeida, CEO e co-fundador da PM3, recomenda quatro indicações de leitura para você melhorar seu empreendimento. Confira:

1 – Traction: A Startup Guide to Getting Customers

Escrito por Gabriel Weinberg e Justin Mares, o livro conta como a métrica sinaliza os resultados para uma empresa. Isso fica bem claro, por exemplo, nas métricas principais de uma determinada companhia: se os números crescem é sinal de que o trabalho está sendo desenvolvido muito bem. Em outras palavras, tração é crescimento.

2 – Fora de Série (Outliers)

Ao terminarmos a leitura deste livo, temos certeza de que o sucesso não acontece no vácuo, e que não depende somente do mérito pessoal, mas é influenciado por uma série de fatores que às vezes nem desconfiamos. 

De autoria de Malcolm Gladwell, a obra retrata um estudo incrível sobre particularidades e dados estatísticos de trajetórias de sucesso para explicar porque algumas pessoas são bem sucedidas e outras não, cheio de lições de Marketing e de Desenvolvimento Pessoal.

A persistência é um dos fatores que o autor do livro cita como o grande segredo para alcançar os objetivos a ponto de se tornar um especialista. 

3 – Hard things about hard things

Em português, “O Lado Difícil das Situações Difíceis” é um livro lançado em 2014 e que apresenta as experiências do próprio autor, Ben Horowitz, sobre como superar os momentos difíceis quando se é o líder de uma empresa. Na obra ele conta suas histórias reais, o que passou na vida de empreendedor, que não é fácil. Ele não endeusa o empreendedorismo. Pelo contrário, ele mostra o preço que se paga para alcançar o sucesso.

O livro é indicado para CEOs ou fundadores de negócios que têm vontade de empreender ou interesse em entender como as empresas chegam ao sucesso. É uma obra ideal para ajudar nesta jornada e para entender os processos do que é empreender com afinco.

4 – A real sobre empreender (Viva the Entrepreneur)

O livro, escrito por Brian Requarth, co-fundador da VivaReal e que foi CEO da companhia até 2016, conta a trajetória do empreendedor na construção desta que é uma das maiores startups na América Latina. Marcell trabalhou na VivaReal e pode ver de perto alguns destes ensinamentos. A obra tornou-se essencial para qualquer empreendedor na área de tecnologia no Brasil por descrever os desafios mais difíceis que todo fundador enfrenta na América Latina e, em especial, no Brasil. 

Em “Viva the Entrepreneur”, Brian abre o jogo sobre diversos aspectos do empreendedorismo. O autor fala sobre estabilidade emocional e relacionamento com sócios fundadores e VCs, revelando todo o desafio que existe por trás disso. Além disso, ensina como montar uma equipe e empresa com escalabilidade, quais erros comuns não cometer e até mesmo dicas valiosas sobre o caixa da empresa. Este livro é um condensado de informação sobre empreendedorismo, bem raro de se encontrar.