Na tarde desta terça-feira (7), mais de 650 mil clientes da Enel Distribuição São Paulo ficaram sem energia elétrica devido às chuvas que atingiram a capital. Além da chuva, registraram ventos fortes e queda de granizo em vários pontos da cidade.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a capital chegou a entrar em estado de atenção para alagamentos em algumas áreas devido ao grande volume de chuva.
Impacto e ações da Enel
A Enel Distribuição São Paulo informou que é provável que o apagão foi causado por uma ocorrência envolvendo linhas de transmissão da companhia durante a tempestade.
A interrupção afetou inicialmente cerca de 650 mil clientes em sua área de concessão. Algumas partes nas zonas Sul e Leste da capital, além de parte da região do ABC, foram as mais afetadas.
Assim, em comunicado, a Enel declarou que, em menos de 30 minutos, conseguiu restabelecer o fornecimento para cerca de 500 mil unidades consumidoras. Além disso, a empresa segue realizando manobras remotas para normalizar o serviço para os demais clientes o mais rápido possível.
Histórico de falhas
Este episódio ocorre apenas duas semanas após outra interrupção de energia que impactou mais de 50 mil clientes da distribuidora.
A Enel afirmou em nota:
“A Enel Distribuição São Paulo informa que, durante a forte chuva que atingiu parte da área de concessão no início da tarde de hoje (7), registrou uma ocorrência envolvendo linhas de transmissão da companhia. O desarme das linhas impactou o fornecimento de energia para cerca de 650 mil clientes nos primeiros minutos. Em menos de meia hora, a empresa restabeleceu o serviço para cerca de 500 mil unidades consumidoras. A distribuidora segue realizando manobras remotas na rede para normalizar o serviço a todos os clientes o mais rápido possível.”
Além disso, em outubro de 2024, uma tempestade fez com que mais de 400 mil residências, clientes da Enel, ficassem sem abastecimento de energia. Veja mais aqui!