Crise de energia

Enel anuncia restabelecimento de energia para quase todos os clientes após temporal em São Paulo

A concessionária também foi notificada pela Justiça para retomar o serviço sob pena de multa

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A concessionária Enel informou na madrugada desta quinta-feira (17) que conseguiu restabelecer o fornecimento de energia elétrica para quase todos os cerca de 3 milhões de clientes que foram afetados pelo forte temporal que atingiu a capital e a região metropolitana de São Paulo na última sexta-feira.

De acordo com a empresa, restam apenas oito imóveis que ainda reportaram problemas relacionados à interrupção no domingo.

Além disso, a Enel afirmou que o Ministério de Minas e Energia foi devidamente informado sobre a regularização dos serviços, seis dias após o apagão que deixou a maior metrópole da América Latina no escuro.

Determinação judicial e multa

A regularização foi comunicada pouco depois de a Justiça de São Paulo determinar que a Enel tinha um prazo de 24 horas para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela tempestade.

A decisão liminar foi tomada pelo juiz Fabio de Souza Pimenta, da 32ª Vara Cível da capital, na segunda-feira (14) e foi publicada no Diário de Justiça nesta quinta-feira.

Em caso de descumprimento, a concessionária estaria sujeita a uma multa de R$ 100 mil por hora de atraso.

Situação atual

Segundo a Enel, atualmente cerca de 60 mil clientes na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo ainda estão sem energia elétrica.

Contudo, a concessionária alega que esses casos não estariam ligados diretamente ao temporal que atingiu a região. A quantidade de interrupções, no entanto, é o dobro da média normal, que gira em torno de 30 mil clientes por dia.

A empresa atribui o aumento ao acúmulo de solicitações geradas pela força-tarefa destinada a resolver os problemas do apagão.

A Enel espera que os serviços sejam totalmente normalizados a partir de hoje, com o retorno do atendimento técnico aos clientes em atraso.

“Sem crise”, diz Enel

Durante uma entrevista coletiva sobre os impactos da tempestade, o presidente da Enel, Guilherme Lencastre, afirmou que a companhia não está mais em situação de crise.

Ele defendeu a necessidade de mudanças no contrato de concessão das distribuidoras, argumentando que o modelo atual não incentiva maiores investimentos na resiliência da rede elétrica.

Inicialmente, a concessionária havia informado que o temporal havia afetado 2,1 milhões de clientes.

No entanto, Lencastre corrigiu o número para 3,1 milhões, destacando que 1 milhão de clientes tiveram o fornecimento recuperado rapidamente, graças a recursos tecnológicos aplicados na rede. Esses clientes não foram contabilizados na apuração inicial.

O presidente da concessionária destacou que a recuperação dos clientes foi mais ágil comparada à de novembro do ano passado, quando um evento climático extremo deixou milhões de pessoas sem energia por uma semana.