Empoderamento financeiro

Está barato mesmo? Reaw Play traz dicas para o público feminino aproveitar a Black Friday

Luísa Pascoli, da SpaceMoney, fala sobre como avaliar as melhores ofertas e a importância de adequar o planejamento financeiro para acomodar as compras de final de ano

Luisa Pascoli -
Luisa Pascoli -

Quem não gosta de comprar? Além das tradicionais compras de final de ano, desde 2010 o Brasil passou a incorporar ao seu calendário comercial a Black Friday, data que nasceu nos EUA como uma grande “queima de estoque” dos lojistas, que oferecem grandes descontos. 

A data ganhou popularidade rápido por aqui e, mesmo com as dificuldades econômicas que o Brasil tem passado, como desemprego e alta da inflação, a “sexta-feira de descontos” de 2021 promete ser a maior de todos os tempos. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar R$ 3,93 bilhões neste ano, maior volume desde que foi “importada” pelos comerciantes brasileiros.

Um levantamento realizado pelo Google, ontem (25), mostrou que os produtos mais pesquisados para compra na Black Friday eram roupas e acessórios, como chapéus e relógios. Especificamente em “moda”, o site de buscas destacou que “Botas Femininas”, “Calça Pantalona Branca” e “Sandálias Femininas” eram os produtos mais procurados, o que mostra que o público feminino está tirando a poeira dos cartões de crédito e indo às compras. 

Porém, segundo Luísa Pascoli, da comunicação da SpaceMoney, datas como essa demandam cuidado para não extrapolar nos impulsos e se enrolar com as contas depois. “O planejamento financeiro deve ser algo constante e devemos sempre nos perguntar: ‘Eu tenho dinheiro para isso?’ ‘Eu preciso mesmo disso?’ ‘ Está mesmo mais barato?”, aconselha. 

Em um vídeo em parceria com a Reaw Play, plataforma especializada em conteúdos para o público feminino, Luisa traz ferramentas para ajudar as consumidoras a descobrir se as promoções da Black Friday estão realmente imperdíveis. “Essa é uma época que as pessoas já se preparam para gastar, adiantar as compras de Natal e usar o décimo terceiro que caiu na conta. Por isso, infelizmente é muito comum que os valores de alguns produtos cheguem até a aumentar nessa época do ano. Por isso é importante ficar de olho se os preços estão, de fato, atrativos, e na internet há muitas ferramentas disponíveis para isso, que eu indico para as mulheres que acompanham a Reaw Play”, explica.

Planejamento financeiro como ferramenta de empoderamento feminino

Este primeiro vídeo é só o primeiro fruto da parceria entre a Reaw Play e a SpaceMoney com o objetivo de levar o planejamento financeiro como uma ferramenta de empoderamento para as mulheres. “Planejar-se financeiramente não significa parar de fazer compras. Eu adoro comprar, inclusive. Mas é um prazer que deve ser acomodado de acordo com a capacidade financeira. O propósito da Space é democratizar o acesso ao planejamento financeiro, estimular o consumo consciente e, por meio da nossa parceria com a Reaw Play, empoderar as mulheres para se tornarem independentes financeiramente”, destaca Luisa.

100% para mulheres

Uma plataforma de vídeos 100% pensada para a mulher. Essa é a proposta da Reaw Play, que conta com 40 apresentadoras que falam de temas diversos em 35 categorias. Idealizado pela publicitária, empreendedora digital e CEO da Reaw, Renatta Alarcon, que é colunista da SpaceMoney, o canal traz vídeos sobre bem-estar, empreendedorismo, decoração, confeitaria, casamento, culinária, astrologia, maquiagem e, a partir dessa nova parceria com a SpaceMoney, planejamento financeiro. “Como empreendedora, eu aprendi a importância de cuidar das finanças e nosso objetivo com essa parceria com a Luisa e a Space é mostrar para as mulheres que elas merecem ser independentes financeiramente e que isso não significa proibir nenhum luxo, mas ser livre para fazer escolhas conscientes e saudáveis para o bolso”, destaca Renatta.

Cadastre-se agora para conferir o vídeo completo da Luísa sobre a Black Friday e ter acesso a todo o conteúdo da Reaw Play!