
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que o país assinará um novo acordo sobre minerais com a Ucrânia na próxima semana. A oficialização está prevista para quinta-feira (24) após discussões entre e republicano e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
“Temos um acordo sobre minerais que acredito que será assinado na quinta-feira”, declarou Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca. Porém, o presidente não detalhou os termos do pacto
Do mesmo modo, Zelensky afirmou mais cedo que poderia assinar remotamente o “memorando de intenções” ainda hoje.
Relação Estados Unidos e Ucrânia
O anúncio acontece em um momento de distanciamento diplomático entre os EUA e a Ucrânia, após os Estados Unidos decidirem não copatrocinar uma resolução da ONU que condena a agressão russa e reafirma a integridade territorial ucraniana. No entanto, essa posição, até então, vinha sendo consistentemente mantida desde 2014.
Em fevereiro, os chefes de estados protagonizaram uma discussão na Sala Oval em discussão sobre acordo sobre minerais de terras raras.
Assim, a troca de acusações escalou quando Trump, irritado, sugeriu que Zelensky não podia ditar os termos das negociações de paz em relação ao conflito com a Rússia. “Seu país está em grandes apuros, sei que você não está vencendo”, disse Trump.
Além disso, Trump insistiu que a Ucrânia deveria aceitar um acordo de paz com a Rússia, ao contrário, os Estados Unidos poderiam “lavar as mãos” do conflito.
Em resposta, Zelensky fez um alerta sobre a ameaça da Rússia. “Você não sente isso, porque tem um oceano te protegendo, mas um dia você sentirá”, afirmou o presidente ucraniano.