Por Yasin Ebrahim, da Investing.com – O euro caiu drasticamente em relação ao dólar na quarta-feira (2), sob as crescentes expectativas de que o Banco Central Europeu irá lançar mais estímulos depois que o banco central sinalizou o forte aumento da moeda única como uma preocupação.
O par EUR/USD caía 0,5%, para US$ 1,1851 às 17h15 (horário de Brasília).
“O mercado provavelmente espera mais estímulos do BCE”, disse Erica Blomgren Dalsto, estrategista do banco escandinavo SEB, de acordo com o Financial Times.
Na corrida para a reunião do Banco Central Europeu na próxima semana, alguns membros do banco expressaram preocupações sobre a forte alta do euro, aumentando as expectativas de que o estímulo virá mais cedo ou mais tarde.
O economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse na terça-feira que o nível do euro “importa” para a política monetária. Uma moeda mais forte geralmente pesa no crescimento das exportações e freia os preços das importações, levando a uma desaceleração da inflação.
Outros, por sua vez, sugeriram que os sinais recentes de retração na recuperação econômica da zona do euro podem levar o banco central a expandir seu programa de estímulo de emergência para pandemias, lançado em março deste ano.
“Vendo a força do euro (Lane do BCE comentou ontem que ‘isso importa’), mais elementos estruturais para a inflação fraca e detalhes nos lançamentos de PMI industrial de ontem colocando pontos de interrogação por trás da persistência da recuperação, ainda parece mais provável que haverá um aumento no envelope de compra de ativos em algum momento, mesmo que apenas em dezembro”, disse o ING.