O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) que lançará lançar uma criptomoeda chamada libra, como parte de seus esforços de diversificação na direção do comércio eletrônico e de pagamentos globais. Para tanto, a companhia se uniu a 28 sócios, formando uma entidade sediada em Genebra chamada Libra Association, que administrará sua a moeda digital a ser lançada no primeiro semestre de 2020.
O Facebook também criou uma subsidiária chamada Calibra, que oferecerá carteiras digitais para salvar, enviar e gastar libras. O Calibra será conectado às plataformas de mensagens do Facebook Messenger e WhatsApp, que já possuem mais de 1 bilhão de usuários.
Entre os parceiros do projeto estão Mastercard, Visa, Spotify (NYSE:SPOT), PayPal, eBay, Uber (NYSE:UBER) e Vodafone (LON:VOD), bem como empresas de capital de risco como a Andreessen Horowitz.
Eles esperam ter 100 parceiros formando a Libra Association até o lançamento da moeda. Cada um terá um voto em decisões importantes e empresas devem investir pelo menos 10 milhões de dólares para se tornar parceira.
Apesar de não haver bancos entre os membros, tem havido discussões com credores que aguardam para ver como os reguladores e consumidores respondem ao projeto antes de decidir se vão participar, disse Jorn Lambert, vice-presidente executivo de soluções digitais da Mastercard.
A libra Association disse que planeja levantar capital por meio de investimentos privados nos próximos meses.
Com informações da Investing.com