Valores a Receber

Familiares de pessoas falecidas também poderão receber dinheiro 'esquecido'

Com o número de CPF e a data de nascimento, já é possível saber se há ou não recursos esquecidos por pessoas falecidas

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Recursos 'esquecidos' nos bancos por pessoas que já morreram ou de empresas já encerradas também poderão ser resgatados no novo sistema lançado pelo Banco Central por herdeiros ou representantes legais.

Com o número de CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de abertura da empresa, já é possível saber se há ou não recursos esquecidos vinculados a esses documentos, mesmo no caso do titular já falecido.

Os procedimentos para a consulta dos valores e solicitação da devolução nesses casos, porém, ainda não foram detalhados pelo BC. O Banco Central afirmou que "em breve" orientará sobre os procedimentos para que essa consulta de valores e o resgate possam ser feitos por terceiros.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

"Em breve o Banco Central irá divulgar os procedimentos para consulta de Valores a Receber por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado), nos casos em que o proprietário dos recursos não puder obter login gov.br nível prata ou ouro", informou o BC.

A consulta e resgate são feitos exclusivamente pelo site lançado nesta semana pelo Banco Central.