Mais curta por conta do feriado da Sexta-feira Santa, esta semana exige atenção dos investidores e da população em geral por conta do funcionamento da B3 e dos bancos.
Conforme calendário de feriados da bolsa brasileira, a B3, nesta Sexta-feira Santa não haverá nenhum tipo de negociação, registro, contratação ou movimentação nos segmentos BM&FBOVESPA, Cetip UTVM, Tesouro Direto e na Câmara de Câmbio B3.
Por sua vez, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que também não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado.
Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).
“Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento nos dias 15 e 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, nos dias 18 e 22 de abril.
Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Próxima semana
Aliás, as mesmas interrupções, tanto dos bancos como da Bolsa, devem voltar a acontecer na próxima semana, devido ao feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21). No entanto, não haverá “emenda”, com todos os serviços funcionando normalmente na sexta-feira (22).