As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre de 2024 começam na próxima quinta-feira (22). Esta edição do programa introduzirá a reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
O Fies, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação), oferece financiamento escalonado para estudantes de graduação em instituições privadas. Os interessados poderão se inscrever de quinta-feira até a próxima terça-feira (27) através do portal oficial do programa.
Os candidatos devem escolher até três opções de curso e indicar sua ordem de preferência. O resultado será anunciado em 9 de setembro. E os pré-selecionados terão entre os dias 10 e 12 de setembro para complementação da inscrição.
A inscrição é gratuita. O MEC divulgou o edital com as diretrizes para esta seleção nesta quarta-feira (21), destinada ao ingresso no segundo semestre. A abertura das inscrições havia sido adiada.
Além do Fies Social, que reserva metade das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo e inscritos no Cadúnico, esta edição do programa incluirá cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A alocação de vagas será baseada na proporção desses grupos em cada estado, conforme registrado nas instituições de ensino. A quantidade de contratos disponíveis ainda não foi informada.