Os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025 começam a ser convocados a partir desta terça-feira (25).
O prazo para acompanhar a lista de espera vai até o dia 9 de abril, segundo o edital do programa.
A lista de espera é destinada aos candidatos que ainda concorrem às vagas que não foram preenchidas na chamada regular, divulgada no dia 18 de fevereiro.
Os participantes devem acompanhar a pré-seleção diretamente no portal do Fies, já que a convocação ocorre de forma automática.
Ainda há vagas disponíveis no FIES
Neste primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 67,3 mil vagas para o Fies.
No entanto, apenas 50,4 mil candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada, o que significa que ainda há vagas disponíveis para financiamento.
O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento estudantil a estudantes que desejam ingressar em instituições privadas de ensino superior.
Como é feita a classificação na lista de espera?
De acordo com o MEC, a ordem de classificação dos candidatos na lista de espera segue critérios específicos, sendo a prioridade dada conforme a seguinte sequência:
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
- Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas que já tenham sido beneficiados pelo Fies e quitaram a dívida;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo Fies;
- Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, tenham sido beneficiados pelo Fies anteriormente e quitado a dívida.
A classificação ocorre com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em ordem decrescente.
Além disso, a distribuição das vagas leva em consideração o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência escolhidos pelo candidato no momento da inscrição.
Acompanhamento é obrigatório
Os candidatos que fazem parte da lista de espera devem acompanhar regularmente o portal do Fies para verificar a possível convocação.
Caso sejam chamados, precisarão cumprir os prazos e procedimentos estabelecidos para a formalização do financiamento.
A convocação seguirá até o dia 9 de abril, e, caso todas as vagas sejam preenchidas antes desse prazo, o processo será encerrado antecipadamente.