Mudar de casa é sempre um transtorno, ajuda a perceber quanta tralha ficou acumulada, SQN. Eu explico: há pouco tempo, resolvi prestar mais atenção na “economia circular” e nao é que ela dá super certo? Inclusive ajudar a destralhar!
Encaixotei minha mudança, certa de que jogaria muita coisa fora, mas não aconteceu! Adquiri o hábito de só comprar o realmente necessário, de fazer lista de compras, organizar armários (para não comprar em duplicidade) e também desocupar espaço antes de comprar algo novo, além de me perguntar se realmente é necessário e o mais importante: analisar “o meu sentimento” na hora do impulso da compra.
Esse hábito está impactando o modo de vida das pessoas, inclusive da classe média brasileira.
Eu acompanho nas redes sociais a Chef Tati Lund. Ela tem uma cozinha maravilhosa e é proprietaria de um restô badalado no Rio de Janeiro. Tati tornou-se mãe de primeira viagem e….. comprou o enxoval do primeiro filho todo de segunda mão!
No Instagram, ela fala de um site especializado no segmento, o Malinha da Limonada, e vale a visita!
Outro sucesso da economia circular é o “Food to Save”, site destinado a descarte de pães, lanches, pizzas e refeições que não foram vendidos, mas que estão em boas condições de consumo. Receber essa surpresa em casa é uma delícia. Você nunca imagina o que tem dentro do pacote e o próprio já chega com os dizeres: “obrigado por me salvar!”.
O preço desse serviço é baratíssimo e vale a surpresa de ver o que tem dentro.
Reaproveitar o que se tem, reformar roupas, reinventar receitas culinárias… Tudo vale para economizar e o principal: ajuda na preservação do Planeta.
E você? Tem ideias novas para fazer a economia circular? Me fale o que você pratica e vamos circular as boas ideias!
A opinião e as informações contidas neste artigo são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a visão da SpaceMoney.