O que influencia o dia

Fique por dentro das principais notícias dos mercados desta quarta-feira (5)

ADP divulga importantes dados do mercado de trabalho nos EUA, Hong Kong se assusta com a disseminação da Ômicron, Goldman Sachs diz que Bitcoin pode atingir US$ 100 mil neste ano, Petrobras quer recuperar campos; veja mais

Dólar
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – A ADP continua a série de importantes publicações de dados do mercado de trabalho dos EUA com a variação do emprego privado em dezembro.

Hong Kong se assusta com a disseminação da variante do Ômicron do coronavírus, criando as restrições para voos e refeições fora de casa.

Goldman Sachs (NYSE:GS) diz a seus clientes que Bitcoin pode atingir US$ 100 mil este ano – mas há um grande 'se' anexado.

E o plano ambicioso da Petrobras para recuperar campos de petróleo.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na quarta-feira, 5 de janeiro:

1. Relatório de trabalho ADP devido

Dados importantes do mercado de trabalho americano serão divulgados com a publicação das folhas de pagamento ADP – considerada a prévia do payroll – que devem trazer uma estimativa de quantos empregos foram criados no setor privado nos EUA até meados de dezembro.

Os analistas esperam um ganho de 400.000 empregos, o que seria uma clara desaceleração dos 534.000 registrados em novembro

Os dados chegam um dia depois que a pesquisa mensal do ISM indicou que a dinâmica de contratação na manufatura ainda é forte, enquanto a pesquisa JOLTS do Departamento de Trabalho mostrou que as vagas continuam perto de níveis recordes, fazendo com que mais e mais pessoas deixem seus empregos em busca de melhores salários.

2. Hong Kong aperta o meio-fio à medida que o Ômicron se espalha

Hong Kong suspendeu os jantares em restaurantes e fechou seus aeroportos para chegadas da América do Norte, Austrália, Reino Unido e Índia por causa do avanço do coronavírus na região.

As taxas de casos em Hong Kong têm aumentado rapidamente e são desconfortáveis com a política de tolerância zero da China continental para a Covid-19, que já forçou uma série de bloqueios locais nas últimas semanas.

Uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes foi fechada no início da semana com base em apenas três casos de Ômicron, todos assintomáticos.

Na Alemanha, o Ministro da Saúde do país disse que freios mais rígidos na atividade parecem inevitáveis, um dia depois que a França e o Reino Unido decidiram tentar enfrentar a atual onda de infecção sem os fechamentos de empresas.

As companhias aéreas dos EUA, por sua vez, cancelaram outros 1.000 voos na terça-feira (4).

3. Mercado de ações americanas

As taxas de juros de longo prazo mais altas, impulsionadas por temores de inflação e a reação do Federal Reserve a ela, empurraram o rendimento de referência de 10 anos para 1,68% na terça-feira, o maior em cinco semanas.

Ele também está se consolidando em torno do nível de 1,65% na sessão noturna.

Por volta das 08h53, os futuros do Dow Jones recuavam 0,01%, enquanto os da S&P 500 caíam 0,1% e os da Nasdaq 100 perdiam 0,43%, continuando a refletir a maior pressão sobre 'tecnologia sem lucro' e outras apostas de longa duração cujas avaliações são sensíveis a taxas de desconto mais altas.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a General Motors (NYSE:GM), cuja perda da liderança de mercado para a Toyota nos EUA proporcionou um forte contraste com a alta no preço das ações da rival Ford (NYSE:F) na terça-feira.

4. Petrobras (SA:PETR4) quer recuperar campos

A Petrobras planeja viabilizar a produção de até 20 bilhões de barris de petróleo até 2030, por meio de um programa de recuperação de jazidas.

A ideia é incorporar novas reservas em ativos que já estão operando. Esse volume também considera os de sócios da estatal nos campos operados pela companhia. Nos últimos 70 anos, a estatal produziu 23 bilhões de barris.

Essa recuperação considera o volume original de um reservatório que já foi extraído, o que em teoria ajuda a aumentar a vida útil de um campo.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na Bacia de Campos, onde estão os principais campos maduros do país, a fração de petróleo recuperada é de 15,8%.

5. Bitcoin pode chegar a US $ 100.000, diz Goldman

O Bitcoin pode chegar a US $ 100.000 este ano, de acordo com analistas da Goldman Sachs.

No entanto, em nota aos clientes, o banco afirma que tal desenvolvimento depende da obtenção de quota de mercado do ouro no universo dos ativos portos seguros.

O bitcoin e outras criptomoedas são tradicionalmente vistos por seus defensores como uma proteção contra a desvalorização – às vezes constante, às vezes abrupta – de moedas fiduciárias como o dólar.

Mas, durante a maior parte dos últimos anos, eles negociaram como ativos momentum, cada vez mais correlacionados com outros ativos de risco.

O mercado não se mexeu: o Bitcoin caiu 0,6%, para US $ 46.389, em direção ao limite inferior de sua faixa no mês passado.