Criptomoedas

Fitch rebaixa rating da Dasa para 'AA(bra)'; veja motivos que justificam rebaixamento

Redução reflete a forte pressão no perfil financeiro da Dasa, com manutenção de elevada alavancagem nos últimos anos

-
-

A Fitch Ratings rebaixou, hoje, os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Diagnósticos da América S.A. (Dasa) e de suas 10ª, 11ª, 12ª, 14ª, 15ª e 18ª emissões de debêntures quirografárias para ‘AA(bra)’, de ‘AAA(bra)’.

Ao mesmo tempo, a agência rebaixou os Ratings Nacionais de Longo Prazo da Ímpar Serviços Hospitalares S.A. (Ímpar), subsidiária integral da Dasa, e de sua primeira emissão de debêntures com garantia real para ‘AA(bra)’, de ‘AAA(bra)’. A Perspectiva dos ratings corporativos é Negativa.

O rebaixamento dos ratings reflete a forte pressão no perfil financeiro da Dasa, com manutenção de elevada alavancagem nos últimos anos e que deve permanecer acima de 4,0 vezes em 2023 e em 2024.

O cenário-base da Fitch contempla uma redução gradual do índice dívida líquida/EBITDA, segundo critérios da agência, para próximo a 4,5 vezes até 2024, após as 5,6 vezes esperadas para 2022, ainda acima do patamar da classificação.

A ação de rating também considera as pressões de elevadas despesas financeiras, necessidades de capital de giro e investimentos em geração de fluxo de caixa livre (FCF) da companhia, que deverá ficar negativa em cerca de BRL900 milhões em 2023.

A Dasa possui o desafio de fortalecer suas margens operacionais, em especial no segmento hospitalar, que tem operado com rentabilidade bem inferior à média da indústria.

A elevada escala de operações e o forte posicionamento de negócios da companhia no competitivo e fragmentado setor de saúde no Brasil, bem como sua forte liquidez e flexibilidade financeira atuam como importantes fatores de suporte dos ratings.

A Perspectiva Negativa reflete os desafios de reduzir a alavancagem para patamares inferiores a 4,0 vezes, sem considerar a entrada de novos recursos não onerosos, e de fortalecer a geração operacional de caixa e margens dos ativos hospitalares.

Os ratings da Dasa e da Ímpar são analisados em bases consolidadas e são equalizados devido aos incentivos estratégico alto e operacionais médios, além de incentivo legal médio, suportado pela existência de cláusulas de inadimplência cruzada em dívidas da Dasa, de acordo com a Metodologia de Vínculo Entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias.