Com a crise do coronavírus, gestores de grandes fundos que estavam fechados para novas captações reabrem suas portas, mas de maneira pontual. Até a Verde Asset, da equipe liderada pelo empresário Luis Stuhlberger, abriu um de seus fundos para novos aportes – com volume limitado, claro. A XP Investimentos destaca como montar uma carteira diversificada de fundos e aproveitar o cenário em novo episódio de seu podcast.
A XP indica fundos multimercados, de renda variável e renda fixa – os fundos de crédito privado – de grandes gestoras brasileiras. “Seja pelo volume de resgates que as estratégias tiveram, ou pelo nível atual de preços dos ativos de risco, os gestores de recursos acreditam que é o momento de receber novos aportes”, escrevem analistas.
As “oportunidades” na prateleira da XP em fundos multimercados são Bahia Maraú Advisory; Giant Zarathustra; Legacy Capital Advisory; Occam Retorno Absoluto Advisory e Verde Scena Advisory.
Outros que reabriram suas portas para novos aportes são os fundos de renda variável. São indicados Brasil Capital 30 Advisory FIC FIA; Constellation Institucional Advisory FIC FIA; Sharp Long Biased Advisory FIC FIA;XP Dividendos 30 FIC FIA; XP Investor 30 FIC FIA e Selection Ações FIC FIA, que é um fundos de fundos.
Por último, alguns fundos de crédito privado de excelência no mercado também estão abertos a investidores. A XP alerta que “quem está alocado nesses fundos [que são de renda fixa] e não vai precisar dos recursos pelos próximos 6 ou 12 meses, a recomendação é segurar seus investimentos, pois sair agora pode ser um momento ruim”. Mas, para quem está de fora, é a hora de entrar, e a XP disponibiliza 50 “top picks”, que podem ser acessados aqui.