A sessão desta segunda-feira foi marcada pela forte desvalorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias e futuros da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento em setembro do atual calendário, caiu 2,47% a 768,50 iuanes para cada tonelada do produto.
A abertura da semana também foi marcada por uma importante desvalorização dos valores dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato de maior liquidez, com entrega em outubro de 2019, perdeu 81 iuanes para um total de 3.704 iunaes para cada tonelada do produto. Já o segundo mais negociado, de janeiro de 2020, cedeu 65 iuanes para 3.462 iuanes por tonelada.
O mercado acionário de Xangai terminou em alta nesta segunda-feira diante de expectativas de mais suporte econômico, mas as negociações permaneceram fracas uma vez que investidores aguardam pistas das negociações comerciais entre Estados Unidos e China na cúpula do G20 neste mês.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na sexta-feira que “não importa” se o líder chinês, Xi Jinping, participará do encontro do G20, prevendo que um acordo acontecerá em algum momento de qualquer maneira.
“O mercado tem operado de lado. As pessoas aguardam a reunião do G20”, disse Patrick Yiu, diretor-exectuvo da CASH Asset Management.
Com Reuters.
Quer investir em ações? Abra uma conta na XP Investimentos: online, rápido e grátis.