SpaceMercado

Genial Investimentos e Everysk se unem para solucionar desafio da ANBIMA

Enquanto associação enfatiza que o mercado ganha independência ao definir política de fundos, equipes estão tendo que dedicar mais tempo para apurar dados

Pouco mais de um ano se passou desde que a ANBIMA implementou novas regras para regular a liquidez de milhares de fundos no Brasil.

Para os administradores e gestores de fundos, este tem sido um desafio muito extenso, mas necessário para as equipes, garantindo que os números de liquidez dos fundos estejam atualizados e alinhados com os regulamentos diariamente.

Enquanto a ANBIMA enfatiza que o mercado ganha independência ao poder definir a política de fundos individuais, as equipes estão tendo que dedicar mais tempo para apurar os números, elevando os custos.

Desde então, os gestores de fundos estão procurando soluções enquanto enfrentam desafios em várias frentes, desde uma burocracia até restrições de tempo e a busca de profissionais com experiência em risco de liquidez.

Estima-se que 20 mil fundos tiveram que aderir ao regulamento da Instrução CVM 555 desde o final de 2021, incluindo o Banco Genial, empresa líder em serviços de fundos no Brasil.

Assim, a Genial foi buscar uma forma de automatizar seus processos diários e encontrar um parceiro que também pudesse monitorar o risco da carteira e a liquidez de seus ativos, sob gestão e administração de fundos.

Depois de conversar com vários operadores, a Genial contratou o provedor e gerente global de dados automatizados Everysk, co-fundado pelo CEO brasileiro Allan Brik, PhD do MIT, e CTO Denison Linus.

A equipe da Everysk integrou Genial em menos de três semanas e produziu uma nova plataforma automatizada que processa mais de 150 fundos diariamente para mensurar o seu Risco de Liquidez e seu Risco de Mercado em menos de 15 minutos.

Agora, os gestores de fundos podem identificar e mitigar o risco potencial com maior previsibilidade e precisão, por meio de alertas e gerenciamento de risco ativo, usando nossa plataforma de automação no-code”, diz Brik.

A cobertura automatizada de carteiras e a análise do fluxo de trabalho da Everysk cobrem 90 bolsas de valores, 200 mil ações globais, 40 moedas diferentes, títulos públicos, títulos, debentures, derivativos e outros ativos privados.

A Everysk analisa, monitora, mede e gerencia diariamente fluxos de trabalho automatizados para mais de 15 mil portfólios em todo o mundo, totalizando mais de US$150 bilhões em ativos. Os clientes incluem os principais gestores de ativos, fundos de hedge, bancos e provedores de serviços de fundos em todo o mundo.