Gol

Gol anuncia suspensão de projeções e ações sobem mais de 7%

Por Gabriel Codas

Investing.com – Nos primeiros negócios da manhã desta terça-feira na bolsa paulista, as ações da Gol (SA:GOLL4) operam com forte valorização, favorecida pelo forte sentimento de apetite ao risco que leva o Ibovespa hoje ao segundo rali consecutivo. A aérea informou que suspendeu suas projeções para 2020 e 2021, citando a contínua incerteza sobre o impacto e a duração da pandemia de Covid-19, que fez a companhia aérea reduzir drasticamente sua oferta de voos, mas medidas de combate ao vírus restringirem viagens e derrubarem a demanda no setor.

Por volta das 11h35, as ações da aérea avançavam 7,78% a R$ 10,94.

 

A empresa afirmou em fato relevante que espera manter a maioria da sua frota em terra durante abril e maio, depois de deixar 120 aeronaves sem voar no final de março.

Desde a segunda quinzena de março, a Gol retirou 120 aviões de operação e reduziu sua oferta para 50 voos diários entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e as 26 capitais brasileiras e Brasília.

A aérea disse que a pandemia teve efeito limitado no desempenho do primeiro trimestre, quando a companhia deve ter registrado lucro por ação de 0,25 real, excluindo variação cambial e no Exchangeable Senior Notes, conforme projeções preliminares e não auditadas da Gol.

Nos primeiros três meses do ano, a margem Ebitda deve ter ficado entre 44% e 46% e a margem Ebit, entre 27% e 29%. A Gol também estimou redução de cerca de 1% na receita unitária de passageiro e queda de cerca de 23% no custo unitário excluindo combustíveis, ambos na comparação ano a ano.

A alavancagem financeira da companhia, medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda ficou em aproximadamente 2,8 vezes no trimestre encerrado em março. A companhia disse que tinha 3 bilhões de reais em caixa e aplicações, além de 1,3 bilhão de reais em recebíveis.

Em vídeo publicado no site da companhia, o vice-presidente financeiro da Gol, Richard Lark, afirmou que a liquidez total da companhia no final de março era de 6 bilhões de reais se considerados ainda 1,7 bilhão de reais em despesas antecipadas, reserva de manutenção e depósitos em garantia.

As ações da Gol acumulam em 2020 queda de mais 70%.

*Com Reuters