O governo federal quer que a Enel reembolse os clientes que sofreram prejuízos devido à falta de energia elétrica em São Paulo. A concessionária é responsável pela distribuição de eletricidade em 24 municípios da região metropolitana do estado.
Após tempestade intensa da última sexta-feira (11), mais de 400 mil residências na capital paulista e em sua região metropolitana ainda estão sem abastecimento de energia.
Reunião entre governo e Procon-SP
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (14), o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, destacou que uma reunião entre representantes do governo federal e do Procon-SP deve acontecer.
Encontro terá foco em discutir os detalhes sobre como os consumidores poderão solicitar o ressarcimento. “Vamos nos reunir para mapear os prejuízos causados e definir a melhor forma de compensar os consumidores”, afirmou Damous.
Enel e culpa da poda de árvores
O secretário também contou que o governo já pediu à prefeitura de São Paulo. O objetivo é esclarecimentos sobre as práticas de poda de árvores na cidade.
“Essas companhias de concessão de energia elétrica, sempre, em eventos como este, apresentam esse motivo para a demora no restabelecimento [de energia], que são as árvores que caem sobre a fiação”, declarou Damous.
Por isso, o governo quer “saber da prefeitura de São Paulo se ela tem um mapeamento desse risco, que providências ela tomou e tomará em relação a isso, se ela tem feito podas, como manda a lei, com a periodicidade que se exige”.
Impacto da tempestade e resposta da Enel
A Grande São Paulo está enfrentando falta de energia desde a noite de sexta-feira. Uma tempestade atingiu a região com ventos superiores a 100 km/h, alagamentos e danos em várias áreas da cidade.
Entre os bairros mais afetados estão Jabaquara, Campo Limpo, Pedreira e Jardim São Luís. No total, mais de 2,1 milhões de usuários ficaram sem eletricidade
Após a tempestade, a Enel disse, em nota, que está comprometida em restaurar o fornecimento de energia.
A companhia diz trabalhar “incansavelmente para restabelecer o fornecimento para os clientes impactados”.
“Desde a noite de sexta-feira, a companhia acionou seu plano de emergência para atender à situação. Até às 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de clientes já tiveram o serviço restabelecido”, informou a concessionária.