Guedes e Maia discutem Previdência hoje; Onyx nega que proposta divulgada ontem seja a final

-
-

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, terá reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, hoje (5), às 15h, em Brasília. Eles devem discutir as propostas de reforma da Previdência e de ajuste fiscal. Ontem, o jornal O Estado de S.Paulo teve acesso a uma proposta minuta de reforma com pontos como idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres e redução dos benefícios de assistência social para menos de um salário mínimo.

Em entrevista à Rádio CBN hoje pela manhã, porém, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, negou que essa proposta seja a definitiva. É uma entre várias, e o texto final ainda terá de ser aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, que segue internado no Hospital Albert Einstein se recuperando da cirurgia de reparação do intestino, por conta do atentado a faca que sofreu durante a campanha eleitoral.

Ontem (4), na primeira sessão do Congresso Nacional, Maia afirmou que serão prioritários temas como as reformas da Previdência e tributária, a retomada do crescimento econômico, a redução da violência e o combate à corrupção.

Segundo o parlamentar, o custo deficitário dos sistemas previdenciários estatais é um dos principais responsáveis pelo desequilíbrio nas contas públicas – por razões como as mudanças no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida.

“A aprovação da reforma da Previdência constituirá indicador seguro de que temos condições de promover também outras mudanças destinadas a estimular o nosso desenvolvimento. A realidade aponta para a necessidade inexorável da reforma; podem-se discutir, entretanto, questões pontuais envolvidas na sua implantação”, defendeu Maia.

Na entrevista à CBN, Onyx declarou que o esforço em impedir a vitória de Renan Calheiros na eleição para a Presidência do Senado era para impedir uma tentativa do PT de ocupar o comando da Casa para combater as propostas de reforma do governo Bolsonaro. Segundo Onyx, a articulação contra Renan envolveu não só o governo, como outros grupos contrários ao PT. Ele voltou a afirmar que a reforma da Previdência será a prioridade do atual governo.

Ontem (4) Guedes jantou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Paralelamente, governadores afirmam publicamente que vão apoiar a reforma da Previdência, como o de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem reiterado sua disposição de contribuir.

O esforço do governo é enviar o mais rápido o possível a proposta ao Congresso Nacional, de acordo com informações dadas em janeiro pelo secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

Com informações da Agência Brasil.

O post Guedes e Maia discutem Previdência hoje; Onyx nega que proposta divulgada ontem seja a final apareceu primeiro em Arena do Pavini.