dividendos

Guerra das maquininhas: Cielo corta dividendos pela metade e muda projeções

-
-

A guerra das maquininhas de cartões fez novos estragos na Cielo. A empresa divulgou fato relevante na sexta-feira informando que estava cortando os dividendos e juros sobre capital próprio de 70% do lucro para 30%, ou seja, uma redução de 57%. Além disso, a empresa anunciou que decidiu descontinuar a projeção (Guidance) divulgada em 29 de janeiro de 2019 de lucro líquido entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões para o ano de 2019, sem que sejam estabelecidas novas estimativas.

Os dividendos são a parte do lucro da empresa distribuída aos acionistas após a divulgação dos resultados. Já o juro sobre capital próprio é uma parte do lucro distribuída antecipadamente aos investidores.

O seu dinheiro está no banco sem render absolutamente nada? Abra uma conta na Órama e comece a investir!

Ambiente competitivo

A empresa justificou as mudanças afirmando que elas refletem o “ambiente competitivo no qual a Cielo está inserida” e que tem se tornado mais acirrado ao longo dos últimos meses em face de ações anunciadas e implementadas por outras companhias do setor. “Oportunamente, a Companhia divulgará por meio de Aviso aos Acionistas mais informações acerca dos pagamentos de Proventos mencionados neste Fato Relevante”, prometeu a empresa.

A Cielo está sob fogo cerrado da concorrência, que cresceu nos últimos meses com a entrada de novos participantes, como a PagSeguro, do Grupo UOL, Stone, GetNet e Safra. Além disso, a Rede, pertencente ao Itaú, iniciou um processo de redução de tarifas ao eliminar as taxas no adiantamento dos valores aos comerciantes, fazendo com que outras empresas fizessem o mesmo e eliminando um dos ganhos da Cielo.

A expectativa é que a empresa passe por novos ajustes nos próximos meses e que o setor acabe se concentrando, com as companhias buscando mais escala para conseguir sobreviver.

O post Guerra das maquininhas: Cielo corta dividendos pela metade e muda projeções apareceu primeiro em Arena do Pavini.