O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em leve baixa durante o pregão desta segunda-feira (19).
Por volta das 10h26, as perdas eram de 0,11%, aos 120.985 pontos.
O dólar operava em alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,47%, cotada a R$ 5,610.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 0,006% ↑
Shanghai Composite (Chi): 1,49% ↑
Europa
DAX 30 (Ale): 0,15% ↓
FTSE 100 (Ing): 0,13% ↓
CAC 40 (Fra): 0,41% ↑
Nos EUA, os futuros operavam em campo negativo, apontando para perdas de até 0,56%.
Na Ásia
As ações da gigante do comércio Alibaba recuaram após o Ant Group, seu braço financeiro, negar que busca uma forma para que seu polêmico fundador, o empresário chinês Jack Ma, deixe o controle do grupo. O comunicado é uma resposta à Reuters, que havia informado que o Ant Group buscava opções para que Ma deixasse a empresa.
Nos EUA
Com base no ritmo da vacinação contra a Covid-19 e a chegada de mais um pacote de estímulos à economia, o banco de investimentos UBS melhorou suas projeções para as ações nos EUA e estimativa que o índice S&P encerre o ano aos 4.400 pontos, patamar cerca de 5% superior ao do fechamento da última sexta-feira (16).
Além disso, investidores do país continuam atentos à temporada de balanços, com a divulgação dos resultados de grandes empresas, como Coca-Cola, IBM e United Airlines, nesta segunda-feira (19).
CPI da Covid
Segundo informações do jornal O Globo, a CPI da Covid pretende acrescentar 15 ministros, ex-ministros e ocupantes de cargos de comando a sua lista de convocados. Entre os nomes, o grupo de parlamentares incluiu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para que ele explique os valores gastos com o auxílio emergencial.
PIB
O IBC – Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), subiu 1,7% em fevereiro, na comparação com janeiro. O número, divulgado pelo BC nesta segunda-feira (19), superou a expectativa de alta de 0,9% e indica uma aceleração da economia brasileira no período.
Boletim Focus
Subiu novamente a previsão para a inflação, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em 2021. Os economistas consultados para a última edição do Boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira (19), elevaram as estimativas para 4,92%, contra 4,85% na semana anterior. A nova projeção se aproxima do teto da meta do Banco Central, de 5,25%.
Em Brasília
Termina na próxima quinta-feira (22) o prazo para que o presidente Jair Bolsonaro sancione o Orçamento 2021. Além de todos os impasses gerados pelo texto, ele também estremeceu a relação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Segundo o jornal Valor Econômico, a causa é a resistência de Guedes em reconhecer seu erro na condução das negociações com parlamentares.