O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em baixa durante o pregão desta quarta-feira (10).
Por volta das 12h13, as perdas eram de 0,73%, aos 118.596 pontos.
O dólar operava em leve baixa. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,03%, cotada a R$ 5,380.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 0,19% ↑
Shangai Composite (Chi): 1,43% ↑
Europa
DAX 30 (Ale): 0,07% ↑
FTSE 100 (Ing): 0,27% ↑
CAC 40 (Fra): 0,03% ↑
Estados Unidos
Dow Jones: 0,37% ↑
S&P 500: 0,37% ↑
Nasdaq: 0,35% ↑
Nos EUA
O Senado norte-americano segue com o julgamento de um novo processo de impeachment contra o ex-presidente Donald Trump nesta quarta-feira (10). Após debaterem a constitucionalidade da ação, os parlamentares discutirão agora a acusação de “incitação à insurreição" que pesa sobre o republicano depois que seus apoiadores invadiram o Capitólio em 6 de janeiro deste ano, ato que terminou com cinco mortos.
Autonomia do BC
Ficou para esta quarta-feira (10) a votação do projeto de lei que confere autonomia ao Banco Central. O objetivo da proposta, que é criticada pela oposição, é garantir que a instituição não sofra interferências políticas na execução de suas tarefas. Um dos dispositivos previstos no texto é o mandato fixo de quatro anos para o presidente e diretores do BC que não coincidirá com o mandato do presidente da República.
Em Brasília
Segundo informações do jornal Valor Econômico, o Ministério da Economia negocia uma nova PEC de Orçamento de Guerra com o Congresso brasileiro para viabilizar, entre outras ações, mais uma rodada de pagamentos do auxílio emergencial. Além disso, a pasta também discute a criação de um imposto temporário sobre operações financeiras similar à antiga CPMF.