Ibovespa

Ibovespa bate novo recorde intraday, acima dos 109 mil pontos

-
-

O Ibovespa, o principal índice acionário da B3, a bolsa de valores brasileira, bateu recorde intraday nesta segunda-feira (4), com 109.199 pontos, alta de 0,93%, atualizado às 11h13. Já o dólar comercial estava em queda de 0,24%, a R$ 3,985, no mesmo horário. O otimismo se dá, no cenário externo, pelo avanço dos acordos comerciais entre EUA e China e, no cenário interno, à expectativa da divulgação do balanço do resultado trimestral do Itaú Unibanco.

Além disso, há expectativa com o pacote de reformas que o presidente Jair Bolsonaro pretende entregar amanhã ao Congresso. A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo ontem (3) de “transformar a máquina pública” animou os investidores.

Projeção do PIB

Nesta manhã, o Banco Central divulgou mais um boletim Focus, que consolida semanalmente as projeções das principais instituições financeiras do mercado sobre alguns indicadores macroeconômicos. As principais novidades dessa edição foram as estimativas de crescimento da economia brasileira em 2019 para 0,92% e a taxa Selic se manteve no patamar de 4,50%. O IPCA variou de 3,29% para 3,28%. Há expectativas positivas com as reformas propostas para o 4º trimestre.

Balanços

Na agenda de resultados de balanços trimestrais de hoje estão: BB Seguridade (antes da abertura), Porto Seguro (antes da abertura) e Itaú (após o fechamento).

Petróleo

Nesta semana, está marcado o leilão da sessão onerosa do petróleo para a quarta-feira (6).

Agenda de autoridades

Na agenda presidencial de hoje (4) estão previstas reuniões com o ministro da Economia, Paulo Guedes, ás 14h e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, às 15h.

Na agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes, está marcada uma reunião às 10h com os secretáridos do ministério e um almoço com secretários especiais e às 15h30 a reunião semanal com o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Cenário externo

EUA – Futuro dos EUA operam em leve alta com a bolsa de Nova York em alta de 1% na sexta-feira (1). A “fase 1” dos acordos comerciais entre EUA e China inclui a gigante de telecomunicações chinesa Huawei.

Ásia – O índice Nikkei permaneceu fechado desde sexta-feira (1) após queda de 0,33%. O índice Xangai fechou em alta de 0,58% com otimismo em relação ao avanço de acordos e fim da guerra comercial que já dura 16 meses.