Ibovespa bate novo recorde aos 116 mil pontos e investidores miram em 2020

-
-

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, atingiu, no final da manhã desta quinta-feira (26) os 116 mil pontos, em um movimento de alta na volta do feriado, com ganhos de 0,50%, aos 116.447,31 pontos, atualizado às 12h52, em dia de realização de lucros, com os investidores já pensando em janeiro de 2020.

Com um noticiário de indicadores esvaziado, o mercado deve refletir a aprovação do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O conjunto de práticas propostas pelo ministro teve 25 vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Dólar

Já o dólar comercial se desvalorizava em 0,58% ante o Real, cotado a R$ 4,058, atualizado no mesmo horário.

Aqui está o que você precisa saber no dia de hoje:

Bolsas internacionais

Os índices futuros de Nova York apontam para uma abertura positiva, enquanto as bolsas asiáticas fecharam com ganhos após o Banco Central chinês anunciar uma valorização de 1,5% do iuan frente ao dólar. As bolsas europeias estão fechadas e só retomarão suas atividades na sexta-feira (27).

Grau de investimento

A principal analista da agência de classificação de risco Standart & Poor’s (S&P), Lívia Honsel, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que, apesar da relativa melhora da economia, o Brasil demorará para recuperar o grau de investimento de 2015, início da crise econômica.

Para ela, a aprovação de reformas é importante, mas o país ainda lida com “fraquezas estruturais” que precisam ser corrigidas.

IPC-S

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) teve elevação de 0,86%, segundo dados a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar do avanço, é a primeira vez que o índice mostra uma desaceleração, desde o fechamento em outubro, quando apresentou números negativos de 0,07% para 0,09%.

Os grupos que mais pressionaram o índice foram de Alimentação (aumento de 2,12% para 2,52%), em virtude do aumento do preço das carnes bovinas, e Transportes (elevação de 0,73% para 0,96%), por causa do aumento do preço do etanol.

Entretanto, quatro classes de despesas ajudaram a taxa a ter uma desaceleração: Despesas Diversas (de 4,47% para 3,04%), Educação, Leitura e Recreação (de 0,83% para 0,47%), Comunicação (de 0,33% para 0,29%) e Vestuário (de 0,13% para 0,12%).

O IPC-S é calculado para trazer uma prévia da inflação.