O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, opera em forte baixa nesta sexta-feira (06), após fechar o último pregão em queda de quase 5%. Por volta das 11h05, as perdas eram de 4,44%, aos 97.698,29 pontos.
O dólar comercial, por sua vez, registra leve alta frente ao real, com valorização de 0,05% e cotado a R$ 4,653. Ontem, a moeda norte-americana bateu novamente sua máxima histórica no fechamento, cotado a R$ 4,651, mesmo após leilões de swap do Banco Central. Hoje, às 9h20, a instituição repetiu a dose, na tentativa de conter a alta da divisa.
Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:
Mercados internacionais
No Japão, o Nikkei fechou com recuo, assim como a Bolsa de Xangai. Na Europa, DAX 30 tinha queda acentuada, de mais de 3%, assim como o índice CAC 40. O FTSE 100 também tinha baixa, de perdas de mais de 3%. Em Nova York, os futuros operavam em campo negativo.
Leia mais: No Japão, ações caem e Índice Nikkei 225 tem perdas de 2,72%
Coronavírus
A epidemia da nova doença continua preocupando os investidores ao redor do mundo, que ainda não conseguiram mensurar os estragos do surto na economia global. O número de infectados já passou de 100 mil e mais de 3.400 mortes.
O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou ontem, em evento com o setor privado, que a projeção para o PIB, inicialmente em 2,5%, pode cair 0,5%, para 2%, com a epidemia.
Balanços
Empresas como CCR, Natura, B3 e Hering divulgaram seus números para o 4º trimestre ontem, depois do encerramento da sessão. Para hoje, os resultados esperados para após o fim do pregão são de Hypera e MDias Branco.