A sessão desta quarta-feira (04) serviu para o Ibovespa renovar seus recordes. Após operar pela primeira vez na história aos 110 mil pontos e atingir a máxima intraday, o marcador atingiu o maior valor de fechamento: 110.300,93 pontos, alta de 1,23%.
O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e o resultado da produção industrial no país animaram o mercado e trouxeram expectativas de retomada econômica.
Além disso, o otimismo dos mercados internacionais em relação à guerra comercial entre EUA e China também contribuíram para a alta.
Dólar
Na direção oposta, o dólar comercial terminou a sessão em queda de 0,086%, cotado a R$ 4,2016.
Confira as principais notícias do mercado hoje:
EUA e China
Segundo a Bloomberg, os Estados Unidos e a China estão se aproximando de um acordo sobre a quantidade de tarifas a serem revertidas na fase um de um acordo comercial.
O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse nesta terça-feira que é mais importante obter um acordo comercial adequado com a China do que concluí-lo até dezembro deste ano ou do próximo —após as eleições presidenciais de 2020.
PMI da Zona do Euro
O índice de gerente de compras (PMI, em inglês) da zona do euro, que engloba os setores de indústria e serviços, ficou estável para o mês de novembro, em 50,6, acima do esperado de 50,3. O destaque ficou para o setor de serviços da Alemanha, que passou de 51,6 para 51,7, também acima das expectativas de 51,3.
Produção Industrial
A produção industrial brasileira registrou alta de 0,8% em relação a outubro, terceiro mês seguido de expansão, e 1% em relação ao mesmo mês do ano passado. O número vem abaixo do esperado pelos economistas, de 0,9%.
No ano, a produção industrial acumula queda de 1,1% e, no acumulado de 12 meses, 1,3% de retração, mas registra uma diminuição na intensidade da queda.
IPCA
A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, está marcado para a sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.
Destaque do dia
A Vale (VALE3) puxou o Ibovespea ao longo do dia e encerrou em alta de 0,97%. O desempenho se deu pelo otimismo entre EUA e China.