O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta sexta-feira (01) em alta de 0,91% aos 108.195,63 pontos. O mercado nacional seguiu a linha das bolsas internacionais. Os investidores se animaram após indícios de que um acordo entre EUA e China pode acontecer em breve.
Dólar
Na direção oposta, o dólar comercial terminou mais um dia em queda. A desvalorização foi de 0,352%, cotado a R$ 3,99.
Veja os principais fatores que estão influenciaram os marcadores na sessão de hoje:
Ibovespa encerra em alta por mercados internacionais
Os mercados asiáticos, europeus e americanos operaram em alta durante o dia. A alta, segundo analistas da Terra Investimentos, se deve pelos dados de atividade dos países a fora.
No Reino Unido, o PMI industrial subiu para 49,6 pontos em outubro, atingindo seu maior nível em seis meses. Além disso, na China, o indicador subiu para 51,7. Esse número corresponde a maior leitura desde fevereiro de 2017.
Por fim, hoje, os Estados Unidos divulgaram seus dados sobre criação de emprego. Segundo o Departamento do Trabalho foram criadas 128 mil novas vagas de emprego.
Guerra comercial
Na quinta-feira (31), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que EUA e China anunciarão em breve um local para que ele e o presidente chinês, Xi Jinping, assinem a “fase 1” de um acordo comercial.
Novo horário de negociação da B3
Devido ao fim do horário de verão estadunidense, a partir da próxima segunda-feira (04) a B3 terá mais uma hora de negociação, excluindo o after hours market. Assim, os mercados de bolsa e balcão se estenderão até as 18h00 para o segmento Bovespa. Já o segmento BM&F se estenderá até 18h15.
Cenário interno
Segundo a Terra Investimentos, na sessão de hoje o mercado deve acompanhar de perto a cena política. Ontem, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) pediu desculpas, após ter defendido a volta do AI-5 em caso de manifestações violentas contra o governo no país.
Após a declaração, o deputado recebeu duras críticas da oposição e até mesmo do presidente Jair Bolsonaro. A oposição afirmou que irá protocolar o pedido de cassação de Eduardo na próxima terça-feira no Conselho de Ética.
Inflação
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) passou a cair 0,09% em outubro, depois de registrar estabilidade em setembro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Produção industrial
Segundo o IBGE, a produção da indústria brasileira teve um crescimento de 0,3% na passagem de agosto para setembro. Esta é a segunda taxa positiva do indicador, que acumula alta de 1,5% no período de dois meses.
Destaques
Suzano (SUZB3)
Ontem (31), a Suzano divulgou seus resultados do balanço do terceiro trimestre de 2019. Mesmo com uma perda bilionária, a companhia de papel e celulose liderou os ganhos do Ibovespa na sessão. Os papéis fecharam o dia com alta de 7,26%.