O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta sexta-feira (08) com queda de 1,98% aos 107.413,33 pontos.
O marcador despencou após presos em segunda instância serem soltos. Dentre os libertos está o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT).
Dólar
Em contrapartida, o dólar comercial terminou o dia em alta de 1,83%, cotado a R$ 4,16.
Veja outros fatores que influenciaram os marcadores ao longo do dia:
Guerra comercial
Os mercados voltaram a reagir frente ao debate sobre as tarifas alfandegárias dos EUA sobre a China. A queda das taxas comerciais tem forte oposição dentro da Casa Branca e é condição imposta por Pequim para o fim da guerra comercial.
A “fase 1”, como está sendo chamado esse início de discussão sobre fim da guerra comercial, derrubou as bolsas internacionais de Ásia e Europa durante o dia.
STF
Ontem (7) o Supremo Tribunal Federal decidiu, por 6 votos a 5, o fim da prisão de condenados em segunda instância. Esse mecanismo visava manter o réu em cárcere no caso de recorrer ao processo em instâncias superiores.
A decisão terá impacto em cerca de 4,8 mil presos, dentre eles, o ex-presidente Lula que, fora da cadeia, pode fortalecer a oposição contra o presidente Jair Bolsonaro e abalar o avanço da análise das propostas do governo no Congresso. É importante lembrar que o PT e o PSL, partido do presidente, são as maiores bancadas na câmara dos deputados.
Analista do mercado afirmam que a queda na bolsa é de curto prazo e reflete a insegurança do investidor estrangeiro em relação à política nacional.
Temporada de balanços
A temporada de balanços terá fim na próxima semana e trará resultados de grandes empresas como Via Varejo, Eletrobras e Itausa. Veja a programação completa aqui.