Logo após o resultado decepcionante do leilão de quatro campos do pré-sal, realizado na manhã desta quarta-feira (6), o Ibovespa, principal índice acionário da B3, registrou grande desvalorização, chegando a perder mais de mil pontos. Ao longo do dia, o marcador chegou a recuperar os números e oscilou perto da estabilidade. No final do pregão, a baixa foi de 0,34% com 108.352,68 pontos.
Dólar
Na direção oposta, o dólar comercial encerrou o dia com alta de 2,219%, cotado a R$ 4,08.
Cenário externo
Ásia
Os índices acionários da China fecharam em queda após três sessões consecutivas de alta. O índice CSI300 caiu 0,45% e o índice Xangai teve queda de 0,43%.
Europa
As bolsas europeias amanheceram mistas, esperando o desfecho da guerra comercial entre EUA e China. Além disso, a divulgação de dados de indicadores da atividade econômica sinalizaram que a recessão pode ser pior do que se esperava.
Reformas estruturais
A repercussão da entrega do novo pacote de reformas, chamado pelo governo de “Pacote mais Brasil”, também gera expectativa de mexer com a bolsa hoje. Uma das propostas, a mudança no pacto federativo, pode arrecadar até R$ 500 bilhões para os municípios nos próximos 15 anos.
- Leia mais: Pacto federativo: entenda por que União, estados e municípios precisam discutir a relação
Balanços do dia
Na programação do dia, está a divulgação dos balanços do terceiro trimestre do Grupo Carrefour Brasil (CRFB3), da Ultrapar (UGPA3), da IRB (IRBR3) e da Movida (MOVI3) para depois do fechamento da bolsa.