Ibovespa

Ibovespa fecha com quase 2% de perdas, seguindo bolsas de NY; dólar tem alta, a R$ 5,21

-
-

Ibovespa

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, fechou o pregão desta quinta-feira (23) em baixa, alinhado com as bolsas internacionais. As incertezas geopolíticas com o conflito entre EUA e China reverberaram nos mercados do exterior.

Ao final da sessão, as perdas foram de 1,91%, aos 102.293 pontos. Mais cedo, o índice chegou a 104.949 pontos.

Por outro lado, depois de cair nos últimos dois dias e atingir a cotação mais baixa em 5 semanas, o dólar voltou a subir.

Assim, a moeda norte-americana teve valorização de 1,94%, a R$ 5,213.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

A bolsa japonesa ficou fechada.
Shangai Composite (Chi): 0,24% ↓

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,0066% ↓
FTSE 100 (Ing): 0,070% ↑
CAC 40 (Fra): 0,067% ↓

EUA (encerrados)

Dow Jones: 1,31% ↓
S&P 500: 1,23% ↓
Nasdaq: 2,67% ↓

Confira como os índices brasileiros operaram hoje

EUA x China

A ordem dos EUA para fechamento, até sexta-feira, do consulado chinês em Houston, Texas, continuou reverberando. Anteriormente, o presidente Donald Trump ameaçou fechar mais centros diplomáticos da nação asiática no país.

Dessa forma, Pequim respondeu chamando a situação de “provocação política” e disse que pode tomar as mesmas medidas com consulados norte-americanos.

Desemprego nos EUA

O número de novas solicitações de auxílio-desemprego apresentou leve alta, subindo para 1,416 milhão, contrariando a expectativa de estabilidade. Em contrapartida, o número ficou em 1,3 milhão na semana anterior.

Em Brasília

Por fim, o presidente da comissão da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha, afirmou que as audiências serão retomadas em 4 de agosto. Anteriormente, no começo da semana, a primeira parte da reforma foi apresentada pelo ministro da economia Paulo Guedes ao Congresso.