dólar

Ibovespa sobe 2% e recupera nível acima dos 100 mil pontos; dólar cai

Acompanhando o alívio do cenário externo e impulsionado por rumores de privatizações no Brasil, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa de valores brasileira, encerrou a sessão de negociação desta quarta-feira (21) em forte alta, de 2,00%, aos  101.201 pontos. O dólar comercial, por sua vez, fechou em desvalorização de 0,50%, cotado a R$ 4,031, em dia que marcou o início da operação de swap cambial do Banco Central, que vendeu US$ 200 milhões das reservas internacionais.

O destaque na sessão da B3 ficou por conta da Telebras, que explodiu com valorização de 61,98% após especulações de que o Governo Federal incluirá a empresa de telecomunicações na agenda de privatizações. A Petrobras, apesar de não estar na lista de privatizações a ser anunciada pelo governo, também subiu bastante, se valorizando 8% por especulações de que também passará para o controle privado.

As principais bolsas da Europa também registraram valorização no dia de hoje, motivadas pelas medidas econômicas na Alemanha e pelos sinais de maior flexibilização monetária nos EUA. Na Alemanha, o Índice DAX subiu 1,30%, enquanto na França, o CAC 40 teve alta de 1,70% e o FTSE 100, do Reino Unido, se valorizou em 1,11%.

Na Ásia, as bolsas caminharam em direções diferentes: o índice Nikkei, do Japão, recuou 0,28%, enquanto o índice SSEC ganhou 0,01%, a 2.880 pontos.