O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em forte alta durante o pregão desta quinta-feira (7). O índice ultrapassou, no início da tarde, a marca dos 121 mil pontos pela primeira vez em sua história.
Por volta das 16h20, os ganhos eram de 2,07%, aos 121.568 pontos.
O dólar operava em forte alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 1,72%, cotada a R$ 5,393.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 1,60% ↑
Shangai Composite (Chi): 0,71% ↑
Europa (encerrados)
DAX 30 (Ale): 0,55% ↑
FTSE 100 (Ing): 0,22% ↑
CAC 40 (Fra): 0,70% ↑
Estados Unidos
Dow Jones: 0,73% ↑
S&P 500: 1,42% ↑
Nasdaq: 2,34% ↑
Na Europa
O avanço no número de casos de Covid-19 continua a ser o foco dos noticiários no continente europeu. O Reino Unido bateu mais um triste recorde na última quarta-feira (6), com o registro de mais de 62 mil novos casos de infecção pelo novo coronavírus em apenas um dia. Além disso, o país também contabilizou 1.041 mortes, o maior número visto durante a segunda onda de contaminações.
Nos EUA
O Congresso norte-americano certificou, na madrugada de hoje (7), a vitória do presidente eleito Joe Biden. Ontem, durante a sessão inicial para confirmação do pleito, manifestantes pró-Trump, incitados pelo próprio presidente, invadiram o Capitólio e impediram o trabalho dos parlamentares. Ainda no cenário político, outra notícia chama a atenção dos investidores: com a confirmação da vitória do segundo candidato democrata nas eleições da Geórgia, o partido progressista garantiu o controle da Câmara, do Senado e da presidência dos EUA.
Em Brasília
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) lançou oficialmente sua candidatura para a presidência da Câmara. Em um discurso proferido ontem (7), o parlamentar defendeu a democracia e a rejeição às tentativas de submissão ao poder Executivo, além de acenar para uma possível prorrogação do auxílio emergencial. Rossi conta com o apoio de 11 partidos e do atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa contra Arthur Lira (PP-AL), o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.