O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (14) o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
As provas foram realizadas em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro, e mais de 4,3 milhões de candidatos estavam inscritos para participar do exame em todo o país.
Inicialmente, o cronograma previa que as respostas seriam publicadas no dia 20 de novembro. Contudo, o Inep antecipou a divulgação, conforme anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, no último domingo (10).
Questão de Física anulada no gabarito
O Inep também informou a anulação de uma questão da prova de Física, que tratava da eficiência energética de uma cafeteira elétrica.
A questão foi eliminada por inconsistência no enunciado, o que poderia prejudicar a interpretação dos candidatos.
No caderno verde, a questão anulada é a de número 124; nos demais cadernos, ela corresponde ao número 100 (cinza), 129 (azul) e 102 (amarelo).
Como funciona a pontuação do Enem?
É importante lembrar que a nota final do Enem não segue uma escala de 0 a 1.000 para todas as disciplinas.
As notas variam conforme o nível de dificuldade de cada questão, em um sistema conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Esse modelo considera não apenas o acerto ou erro em si, mas também o grau de dificuldade de cada item, o que significa que acertar todas as questões não necessariamente resulta em nota 1.000, e errar todas não implica nota zero.
Em 2023, por exemplo, a nota máxima em Linguagens foi 820,8, enquanto a mínima foi 287,0. Isso ocorre porque o sistema de pontuação do Enem é projetado para refletir o desempenho do candidato em relação aos diferentes níveis de complexidade apresentados nas provas.
Gabaritos Disponíveis
O gabarito oficial abrange todas as cores de caderno (verde, azul, amarelo e cinza) para ambos os dias de prova.
Confira abaixo o gabarito oficial divulgado pelo Inep: