Aplicativos

Instalações de apps financeiros no Brasil crescem 65% em 2020, aponta estudo

O levantamento considerou tanto aplicativos de banco digitais quanto de bancos tradicionais, assim como apps de pagamento e também de investimentos

-
-

Estudo da AppsFlyer, empresa de análise de dados para publicidade de aplicativos, divulgado ontem (11) mostra que o crescimento na quantidade de instalações de apps de finanças no Brasil entre o primeiro trimestre de 2020 até o mesmo período de 2021 foi de 65%. Nos últimos dois anos, o salto é ainda maior, de 260%.

O levantamento considerou tanto aplicativos de banco digitais quanto de bancos tradicionais, assim como apps de pagamento e também de investimentos. A amostra do estudo foi de 4,7 bilhões instalações de apps de finanças em 2 mil aplicativos.

De acordo com a pesquisa, em 2020, o Brasil foi o 2º país com mais instalações de apps de finanças, atrás apenas da Índia. Os dados ainda indicam que os apps bancários (bancos tradicionais e bancos digitais) geraram quase 60% dos novos usuários de apps financeiros do 4º trimestre de 2020 e do 1º trimestre de 2021.

Outra informação do estudo é que os bancos tradicionais perderam espaço dentre usuários de apps de finanças, com seu share de instalações diminuindo 24,2% em 2020 em comparação com 2019. Bancos digitais, por sua vez, aumentaram o seu share de instalações no mesmo período em 13,3%.