A Intel (INTB3) anunciou oficialmente nesta sexta-feira (11) a sua entrada no mercado de mineração de criptomoedas. A gigante de semicondutores também revelou que a Argo Blockchain e a Block, de Jack Dorsey, receberão os primeiros chips de mineração ainda este ano.
Em uma postagem publicada no blog da empresa, o vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de Sistemas de Computação Acelerada e Gráficos da Intel, Raja M. Koduri, disse que a companhia contribuirá com a tecnologia blockchain com um “roadmap de aceleradores com eficiência energética".
Koduri falou também que o grupo está “consciente” de que as blockchains consomem muita energia, e é por isso que está se concentrando em “tecnologias de computação com eficiência energética em escala”.
A Intel revelou pela primeira vez que estava trabalhando em um circuito integrado de aplicação específica para mineração (ASIC), apelidado de “Bonanza Mine”, em janeiro. Naquele mês, o produto foi incluído na agenda de uma conferência de semicondutores que irá acontecer no dia 23 de fevereiro.