Notícias

Light (LIGT3): Nelson Tanure diz ter assumido compromisso de recuperar companhia

Declaração foi feita por meio de postagem nas redes sociais

- Light/Divulgação
- Light/Divulgação

O empresário Nelson Tanure, acionista da Light, declarou que "restaurar a Light é preservar a história da industrialização do Brasil". Em postagem no LinkedIn, ele anunciou seu compromisso de trabalhar em conjunto com a população do Rio de Janeiro para recuperar a empresa.

Em um texto divulgado na sexta-feira (3), Tanure reconheceu que enfrentar as sérias dificuldades financeiras da empresa é um desafio de extrema importância e urgência. Ele destacou a relevância da Light para a industrialização do Rio de Janeiro e do Brasil.

Tanure também apontou que, além dos erros de gestão ocorridos desde a privatização, o furto de energia, conhecido como "gato", é um dos principais motivos da crise financeira. Segundo o empresário, nos últimos 12 meses, a Light perdeu cerca de R$600 milhões devido a esse problema.

Ele enfatizou que a solução para esse problema exigirá um esforço conjunto, com a participação de consumidores, governos, sociedade civil, credores e acionistas, por meio de muito trabalho e diálogo.

Em maio deste ano, a Light solicitou a recuperação judicial com urgência, mencionando dívidas de aproximadamente R$ 11 bilhões, e em setembro, aprovou um plano de saída da recuperação judicial, baseado em um acordo com os credores para quitar a dívida da empresa.

Até maio de 2023, Nelson Tanure possuía menos de 10% das ações da Light. No entanto, por meio da gestora WNT, ele adquiriu uma parcela que agora representa pelo menos um terço da empresa.