Sanções à Rússia

Londres exclui 27 empresas russas de negociação na bolsa

Entre as empresas afetadas pela medida, a LSE excluiu EN+, Gazprom, Lukoil, Rosneft e Sberbank

Londo Stock Exchange - Reuters
Londo Stock Exchange - Reuters

Por Investing.com – A Bolsa de Valores de Londres decidiu suspender as negociações de 27 empresas russas listadas na Bolsa de Valores do Reino Unido após a invasão da Ucrânia e as consequências das sanções ocidentais. 

Entre as empresas afetadas pela medida, a LSE excluiu EN+, Gazprom, Lukoil, Rosneft e Sberbank, entre os principais bancos russos que apenas nesta quarta-feira (2) perdeu 95% do seu valor, zerando efetivamente o valor de mercado. 

A London Stock Exchange Group  (LON:LSEG), anunciou a empresa na nota, tomou a decisão de excluir as ações russas da negociação "à luz das condições de mercado e para manter os mercados em ordem", com medidas semelhantes que também serão tomadas pelas bolsas de valores alemãs e norte-americanas. .

Cerca de 430 bilhões de libras foram eliminadas das empresas russas listadas em Londres nas últimas duas semanas devido a sanções ocidentais, com a bolsa de valores de Moscou fechada desde segunda-feira pela mais longa sequência consecutiva desde 1998.

Com Moscou decidindo não pagar juros de títulos a investidores estrangeiros, várias agências de rating, incluindo Moody's e Fitch, rebaixaram a dívida de Moscou para 'junk' – para B e B3 respectivamente – devido ao "grave golpe no crescimento econômico" e ao" contínua incerteza interna e geopolítica".

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.