Notícias

Lula e Campos Neto se encontram pela 1ª vez hoje: o que azeda a relação?

Falta de consenso em relação ao ritmo do corte da Selic pesa

- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta quarta-feira, 27 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se encontrar com Roberto Campos Neto (RCN), presidente do Banco Central (BC), pela primeira vez desde que foi empossado ao cargo em seu terceiro mandato.

Durante a transição, em dezembro passado, Lula e Campos Neto haviam se encontrado. Hoje, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, integra a audiência pública entre os dois para distensionar a relação, de acordo com a agência Reuters.

Haddad aguardou o momento mais propício para articular o encontro: após duas quedas consecutivas de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, comentou Julia Duailibi, colunista do g1 e do Jornal da Globo e âncora da GloboNews.

Contudo, a falta de consenso em relação ao ritmo do corte da Selic ainda se coloca como um impeditivo para uma melhor relação. 

A equipe econômica do governo federal avalia que a taxa básica de juros pode chegar ao fim de 2024 abaixo de 9,00%, mas o Banco Central tem reiterado sua cautela e não sinalizou uma aceleração na magnitude das reduções, além de antever uma ameaça inflacionária – o que o Ministério da Fazenda nega haver.

Hoje, a Selic está em 12,75%.