
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve relançar o Minha Casa, Minha Vida em 14 de fevereiro.
De acordo com o governador, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, definiu que Lula fará uma entrega de pouco mais de 500 apartamentos em Santo Amaro e em outras cidades baianas.
De acordo com ele, a entrega das casas, contudo, depende da agenda do presidente. “Caso ele dê as condições, faz a entrega à distância e depois a gente faz a inauguração”, declarou.
Rodrigues, no entanto, disse que algumas das entregas estavam danificadas. “Fizemos um mutirão em parceria com a Caixa Econômica, governo do Estado e prefeituras para ver se a gente entrega mais”, disse.
O Minha Casa, Minha Vida é um dos programas símbolo das gestões petistas e uma das prioridades do início do governo.
Ao optar pela Bahia para relançá-lo, Lula faz um gesto simbólico ao estado que lhe deu 72% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou o nome do programa habitacional, para Casa Verde Amarela, assim como fez com o Bolsa Família, que passou a se chamar Auxílio Brasil.
Porém, o novo governo já indicou que vai retomar os nomes originais dos programas.
O governador baiano também informou que foram apresentadas ao governo federal pautas relacionadas à segurança pública e a obras como a Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e à duplicação de rodovias federais que cortam a Bahia.