Mercado de ações

Magazine Luiza (MGLU3) quer diminuir prejuízo em 2022 com boas vendas no final do ano

Queda em 2022 afastou investidores e fez com que empresa ganhasse destaque negativo; situação ainda pode mudar

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O ano de 2022 não foi positivo para as principais referências do varejo no Brasil, inclusive a sempre interessante Magazine Luiza (MGLU3). A crise que afetou o país derrubou o setor, e a gigante teve uma queda na casa dos 40% nas operações. Um número que pode ficar melhor até o final de dezembro, e muito pelo faturamento nos últimos dois meses. As compras na Black Friday e no Natal são as esperanças para diminuir o prejuízo acumulado nos últimos 12 meses.

As boas notícias para a Magalu começaram antes mesmo das vendas no final de novembro. O salto de 6,98% nas ações, como mostramos por aqui, veio com a projeção de queda nos juros futuros. Uma movimentação otimista, mas que não recupera os prejuízos acumulados no ano. A esperança é diminuir isso com bons números nesses dois meses de grande movimentação nas lojas, usando o feriado do dia 25 de dezembro e as ofertas da Black Friday. Números que vamos conhecer apenas no relatório anual divulgado no início de 2023.

Outras empresas deste segmento, como a Via (VIIA3) e a Americanas (AMER3), também estão de olho nas vendas de final de ano para se recuperarem. Toda essa esperança se explica pelos bons números que esse período costuma garantir. No ano passado, como mostra o levantamento feito pela Betway, site de blackjack online, foram mais de R$ 220 bilhões em faturamento. Um número que soma as vendas no e-commerce e também nas lojas físicas. A expectativa é que o lucro seja ainda maior agora.

Tudo isso faz sentido, pois o Brasil tem dado indícios de um respiro na economia. A crise mais intensa parece ter ficado para trás, assim como o período eleitoral. Isso significa que as pessoas devem gastar mais durante a Black Friday e o Natal. Os números prometem, e a Magalu vai tentar de tudo para atrair os consumidores. A disputa será com os rivais do segmento, pois todos querem números melhores nos últimos dois meses para esquecer as quedas registradas em 2022.

Opinião dos comerciantes

A força desses dois períodos de promoção é mais que reconhecida pelo mercado. Afinal, o investimento em publicidade no Natal e na Black Friday só aumenta. Esse é conhecido como os meses mais importantes para o comércio brasileiro. Afinal, a tradição acaba falando mais alto com os consumidores. Um impacto que não fica apenas para a Magalu, mas para empresas de diferentes segmentos.

Por exemplo, a Evino se transformou em uma referência no e-commerce com a comercialização de vinhos.  Em conversa com o blog Betway Insider, o diretor Eduardo Souza falou sobre a importância dessa época de ofertas.

Temos ainda um bom momento no Natal e no Ano Novo também, por se tratar de um produto que faz parte dessas celebrações como jantares, confraternizações e ceias. Mas, os nossos consumidores são pessoas que vivem muito o digital. E a Black Friday, principalmente nos últimos anos, tem um apelo no ambiente digital, muito forte no e-commerce.”

O empresário sabe a diferença entre os dois meses, e reconhece o crescimento nas vendas no final de novembro. Tudo isso mostra o potencial, com mais vendas acontecendo de maneira antecipada, e aproximando descontos maiores. “A Black Friday sem dúvida é uma das datas mais importantes para a gente, ainda mais que o Natal”, afirmou Eduardo.
Perspectivas para o futuro

Um bom final de ano para Magazine Luiza (MGLU3), e também para outras empresas de varejo, é importante para o futuro. Afinal, esse foi um segmento que sofreu com a crise e precisa dar sinais de recuperação. Isso vai deixar os papéis da empresa mais interessantes, atraindo investimento e valorização. No entanto, esse é um processo lento que necessita de bons números no mercado.

A queda registrada em 2022 afastou investidores, e fez com que a empresa ganhasse destaque negativo. Isso pode mudar completamente com as vendas na Black Friday e no Natal, reduzindo os prejuízos acumulados nos meses anteriores.

O mercado financeiro é essencial para a economia do país, e isso causa impacto também no varejo. As ações da Magalu representam a saúde de um setor que precisa se recuperar dos efeitos da crise que começou em 2020.