Aumenta o número de trabalhadores infectados por Covid-19 nas unidades da Petrobras (PETR3)(PETR4). Segundo informou a gestão da empresa, mais de 230 casos foram confirmados nesta última semana.
Somando-se os casos suspeitos, o número de contaminados pelo coronavírus apenas em janeiro já ultrapassaria mais de 1.000 trabalhadores. No último dia 13, a Petrobras havia informado 725 casos.
A nova posição foi apresentada pelo gerente-executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SMS) da Petrobras, Joelson Falcão, em reunião nesta sexta-feira, 21, com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e sindicatos filiados.
O encontro de mais de três horas foi uma espécie de preparação para reunião na próxima quinta-feira, 27, entre a FUP e o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) da Petrobras.
Antes, porém, nesta segunda-feira, 24, o encontro das lideranças sindicais será com a Transpetro.
A explosão de casos de contaminação por Covid-19 nas unidades da Petrobras, causada pelo avanço da variante Ômicron, é registrada também no aumento das denúncias que chegam aos sindicatos de petroleiros de todo o país.
A FUP e o Sindipetro-NF estão recebendo denúncias diárias de surtos de Covid-19 nas plataformas. Em apenas uma semana, até esta sexta-feira, 21, foram contabilizadas denúncias de 236 contaminados em 18 embarcações operadas pela Petrobras nas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP).
Parte considerável dos atuais trabalhadores infectados se encontra nas unidades P-51 (Campos), P-74 (Santos) e P-35 (Campos), que somam, respectivamente, 60, 40 e 35 casos positivos.
Há ainda registros de 76 trabalhadores sob suspeita porque tiveram contato com os contaminados, sendo 46 deles na P-35 e o restante na P-74.
Com informações de Federação Única dos Petroleiros.