Que o McDonald’s é a maior rede de restaurantes de fast food do mundo, todos sabemos.
Presente em mais de 100 países, seu lucro líquido resultado consolidado em 2023 foi de US$ 8,46 bilhões, com alta de 37% sobre 2022.
Mas você sabia que:
- o primeiro McDonald’s vendia cachorros-quentes acompanhados de batatas chips, não hambúrgueres?
- 1,5 bilhão de Big Macs são vendidos diariamente no mundo todo? São 75 lanches por segundo.
- o McDonald’s é o maior distribuidor de brinquedos do mundo? Estima-se que ele venda no combo do McLanche Feliz mais de 1,5 bilhão de brinquedos por ano, acima da Hasbro e da Mattel, duas gigantes do ramo.
- suas lojas alimentam cerca de 1% da população mundial todos os dias? Cerca de 68 milhões de clientes passam pela rede diariamente.
- de acordo com o livro Fast Food Nation, quase um em cada oito trabalhadores nos Estados Unidos já foi empregado do McDonald’s?
- a empresa é o maior operador privado de playgrounds nos EUA, bem como o maior comprador individual de carne bovina, suína, batatas e maçãs?
- a cadeia de restaurantes, que tem atualmente mais de 41.000 lojas, fala em abrir mais duas mil até o final deste ano e quer atingir a marca de 50 mil restaurantes até 2027?
Essas são algumas curiosidades que separei para trazer aqui, mas é sobre o último ponto que quero conversar com vocês.
Para entender um pouco mais sobre essa estratégia de expansão global tão agressiva, vale
entender o modelo de negócio da marca e sua relação com as unidades franqueadas, que representam mais de 90% dos restaurantes da rede e geram rendimentos até oito vezes maiores do que as lojas próprias.
O site FourWeekMBA divulgou que dos mais de US$ 25 bilhões em receitas em 2023, US$ 9.74 bilhões vieram de lojas operadas pela empresa, enquanto US$ 15.43 bilhões vieram de restaurantes franqueados.
A pergunta que fica: qual a razão dessa margem ser tão maior nas franquias? Será que é porque elas são a maioria das lojas? Ou por que vendem mais?
A resposta é não. São os acordos imobiliários que geram grande lucro para a master franqueadora. Isso mesmo.
Parte significativa de sua receita vem dos pagamentos de aluguel de franqueados.
A famosa frase atribuída a Harry J. Sonnenborn, primeiro presidente e CEO da Mc Donald’s Corporation entre 1959 e 1967, nos dá boas dicas do porquê isso acontece: “A única razão pela qual vendemos hambúrgueres é porque eles são os maiores produtores da receita com a qual nossos inquilinos podem nos pagar aluguel”.
Quando Sonnenborn assumiu a gestão da rede, ele percebeu que alugar os terrenos para os franqueados nos quais funcionariam as lanchonetes era muito mais lucrativo do que vender sanduíches.
Com essa visão, nasceu a McDonald’s Franchise Realty Corporation, cujas atribuições eram definir onde e quando uma nova loja seria aberta, encontrar o melhor espaço, comprar ou alugar o terreno, construir o prédio e sublocar para o franqueado com uma margem de lucro.
Como o valor da locação é calculado com base em uma porcentagem fixa das vendas brutas da loja, quanto mais uma unidade vende, maior é o aluguel que repassa à matriz.
Com isso, criou-se um círculo virtuoso: a matriz investe em produto, treinamento e marketing para aumentar a eficiência financeira de suas lojas, e isto retorna em aumento de lucro com os aluguéis, que representam hoje fonte de receitas maior do que os royalties.
Surpreendente, não?
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