Analistas e economistas do mercado financeiro reduziram suas projeções para a taxa de juros básica Selic para o fim deste ano, em meio a estimativas mais fracas de crescimento econômico e inflação, mostra pesquisa feita pelo Banco Central (BC) semanalmente e divulgada no boletim Focus.
A projeção para a taxa de juros Selic para este ano caiu de 6,5% para 5,75%, a primeira queda desde fevereiro deste ano. Também para o ano que vem, a taxa foi revista, de 7,00% para 6,5% ao ano. Para 2021, a taxa se manteve em 7,5% ao ano, de acordo com a mediana das projeções do mercado, que considera a maioria das projeções.
Copom deixa Selic em 6,5% agora
Apesar disso, o mercado continua acreditando que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai manter os juros em 6,5% na reunião desta semana e também na de agosto. A redução ocorreria portanto mais no fim do ano.
PIB cresce menos de 1% este ano
A redução na projeção dos juros acompanhou a queda também nas estimativas de crescimento da economia, de 1% para 0,93% para este ano, e de 2,23% para 2,20% no ano que vem. As projeções para a inflação também ajudam. A variação esperada para o IPCA passou de 3,89% para 3,84% neste ano, mas se manteve em 4% para o ano que vem.
A projeção para o dólar se manteve em R$ 3,80 para este ano e para o ano que vem.
O post Mercado financeiro vê Selic em 5,75% no fim do ano e PIB abaixo de 1%, mostra Focus apareceu primeiro em Arena do Pavini.