O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre (MELI34), ultrapassou os 2,5 milhões de consentimentos para o compartilhamento de dados do Open Finance, sistema de compartilhamento de informações financeiras capitaneado pelo Banco Central.
Com isso, a instituição recebeu a autorização deste montante de clientes para ter acesso a informações da movimentação financeira deles em outras instituições.
A diretora de inovação em pagamentos da companhia, Patrícia Leal, afirma que o sistema já tem auxiliado na concessão de crédito.
"Para se ter uma ideia, 80% da originação do crédito de novos vendedores no Mercado Pago já é resultado de análise de dados compartilhados via Open Finance", diz ela em nota.
Segundo ela, o banco tem usado cada vez mais tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa para ter agilidade no tratamento dos dados compartilhados.
“Utilizamos essas informações para oferecer melhores condições em crédito e oferecer serviços personalizados aos nossos clientes", afirma.
A executiva ainda pontua que os clientes já têm percebido as vantagens de compartilhar dados em momentos como o da oferta de crédito. "Sempre acreditamos no poder do Open Finance em empoderar financeiramente os brasileiros, permitindo que as pessoas sejam verdadeiramente donas do seu histórico financeiro e com isso tenham acesso a melhores condições em serviços financeiros", diz.
Um dos pontos importantes, segundo Leal, é explicar a importância tanto do consentimento quanto da renovação. Cada consentimento do Open Finance tem prazo máximo de 12 meses, e após expirar, precisa ser renovado pelo cliente. Do contrário, os bancos e fintechs com os quais os dados foram compartilhados deixam de ter acesso a eles.
"Neste ano ainda devemos ter uma evolução positiva na forma de renovação, com menos atrito para o usuário. Ou seja, deixando o procedimento simplificado", diz ela.
O Mercado Pago comunica antes aos clientes que o prazo para essa renovação está próximo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.