O Mercado Livre (MELI34) está intensificando seus preparativos para a Black Friday 2024. A empresa aumentará em 50% investimento em marketing e distribuirá mais de R$ 40 milhões em cupons de desconto para os consumidores durante esse período.
Mercado Livre e novo patamar de crescimento
A diretora sênior de Marketplace do Mercado Livre, Roberta Donato, destacou o desempenho positivo da empresa no último ano, que ultrapassou as médias do setor.
“Em 2023, nós conseguimos crescer acima do mercado e queremos manter esse ritmo”, afirmou. Porém, o montante investido pelo maior e-commerce da América Latina não foi revelado.
Roberta ainda afirmou que a plataforma já teve quatro meses de vendas que igualaram a Black Friday do ano passado e, por isso, estão “confiantes em um cenário ainda mais promissor, ajustado às necessidades e expectativas do consumidor”.
Pesquisa aponta alta na intenção de compra
Porém, todo esse investimento não surgiu do nada. Uma pesquisa recente conduzida pelo Mercado Pago, o braço financeiro da Mercado Livre, entre 1º e 15 de outubro, com 27 mil usuários de suas plataformas, revelou um aumento na intenção de compra para a Black Friday deste ano.
Segundo o levantamento, 85% dos entrevistados planejam fazer compras durante o evento, um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023.
Entre as categorias mais procuradas estão Eletrodomésticos, Casa & Decoração e Eletrônicos.
Além disso, o setor de Beleza ganhou destaque, subindo duas posições no ranking de preferências dos consumidores.
Outro dado apontado pela pesquisa foi o comportamento dos consumidores em relação ao pagamento das compras durante a Black Friday.
O estudo indicou que 54% dos entrevistados pretendem usar o cartão de crédito, sendo que 32% optarão por parcelar as compras em até três vezes.
Embora a escolha por parcelamentos menores esteja em alta, o valor médio das compras também deve crescer em 2024. A pesquisa revelou que 25% dos consumidores planejam gastar mais de R$ 2 mil, um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2023.
Mercado Pago amplia cupons e lança novos recursos
Além do investimento em marketing pelo Mercado Livre, o Mercado Pago também vai aumentar suas ações para a Black Friday 2024.
A fintech informou que disponibilizará 75% mais cupons de desconto em comparação com 2023, investindo cerca de R$ 15 milhões apenas nessa ação.