O Mercado Livre (MELI34) apresentou um forte desempenho no seu ecossistema de crédito em maio. Os principais pontos incluem um crescimento robusto dos fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs), que atingiram R$ 10,4 bilhões, aumento de 51% em relação ao ano anterior.
Além disso, no mês foi registrado um crescimento significativo do portfólio do mercado crédito da companhia, que cresceu impressionantes 46% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 4,4 bilhões no primeiro trimestre de 2024, impulsionado pelo crédito ao consumidor e cartões de crédito.
Apesar disso, a taxa de inadimplência acima de 90 dias aumentou para 13,7% do total, refletindo desafios persistentes no ambiente econômico da empresa.
Por outro lado, as inadimplências iniciais, abaixo de 90 dias, apresentaram uma leve queda para 8%, indicando uma melhoria nesse aspecto.
De todo modo, o BTG Pactual reafirma sua visão positiva sobre as MELI34, destacando-a como sua ação preferida no e-commerce e pagamentos na América Latina.
"Apesar dos desafios econômicos, a empresa continua a apresentar uma tendência de rentabilidade forte e melhorias nas taxas de captura, compensando sua exposição ao mercado argentino, afetado por desvalorizações cambiais recentes", comenta o banco.